segunda-feira, 25 de agosto de 2008

FUNDAÇÕES x UNIVERSIDADES

Salve Pessoal,

Estou participando de uma comissão na Universidade do Estado da Bahia para discutir o papel das Fundações na Universidade e conto com contribuições de todos para acumular informações sobre o tema. Participo dessa comissão representando os estudantes no CONSU - Conselho Universitário, por isso, conto principalmente com as contribuições dos estudantes!

Algumas informações sobre o tema:

Uma auditoria de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em convênios firmados pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e três organizações não-governamentais, que receberam mais de R$ 71 milhões entre 2003 e 2007 da instituição de ensino, constatou indícios de "irregularidades graves e estruturais".

Administração Superior da UNEB divulga DOCUMENTOS referentes ao Despacho de Conselheiro-Relator do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que questiona relação da Universidade com Fundações

Portaria que suspende a celebração de Convênios, Contrato ou Atos Congêneres entre a UNEB e Fundações de Direito Privado

Comissão criada pelo Conselho Universitário (Consu) da UNEB para tratar do relacionamento entre Universidade e Fundações de Apoio realiza segunda reunião

Fundações de direito privado: os "paraísos fiscais" das universidades públicas

A universidade pública deve abrigar fundações de direito privado?

Clique aqui e acesse o REGIMENTO INTERNO DO CONSU


4 comentários:

OGAM disse...

zeze

o forum parado é forum opentuxas.forumeiro.net

mas achei legal a ideia do gula

:::Paula Vielmo::: disse...

Ótima iniciativa!
Os links são bem interessantes, porém gostaria de saber a sua posição sobre as fundações.

Parabéns e continue em frente!

Zé_Norato disse...

Oi Paula,

Na verdade essa discussão ainda é nova pra mim e por isso mesmo estou pedindo a ajuda de todos mas duas certezas eu já tenho:

1º) Existem muitos problemas com as fundações e a forma que elas funcionam, muitas delas são apenas de fachada e uma porta para corrupção;

2º) Elas são importantes para diminuir a burocracia dentro das universidades e fazer alguns processos andarem com maior agilidade.

Tenho acompanhado esse tema desde o escândalo na UNB mas comecei a estudar mais afundo apenas a alguns dias pois estava envolvido com a organização do ENECOMP e a presidência da ENEC, além disso entrei nessa comissão que falei a pouco tempo e os trabalhos iniciaram agora.

Já tenho certeza também que mudanças são necessárias mas não sei ainda se será preciso a extinção dessas fundações ou a mudança na forma que elas funcionam!

Espero contar com a sua contribuição e de todos para chegar a uma conclusão mas clara sobre o tema.

Zé_Norato disse...

Recebi esse link com bastante informação: http://www.adusp.org.br/dossies/fundacoes/default.htm

Tenho recebido algumas outras informações e assim que poder darei um jeito de disponibilizar aqui mas quem tiver informações e quiser ajudar e agradeço muito!